Coleta seletiva de lixo: Aprenda a separar o lixo

Coleta Seletiva


Coleta Seletiva de lixo começa na Segunda-feira, dia 17 de fevereiro. Vamos agir...

O QUE É COLETA SELETIVA?
Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel/papelão, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um tipo de tratamento dado ao resíduo, que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos; e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.
De forma a sensibilizar as pessoas para questão do correto tratamento que deve receber os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva é também funciona como um processo de educação ambiental na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. 
Os principais benefícios da implantação da Coleta Seletiva são: 
• Ambientais: 
- Aumento da vida útil dos aterros sanitários, a partir da diminuição de resíduos que deixarão de ir para estes locais;
- Aumento do ciclo de vida das matérias-primas de cada material coletado e reaproveitado;
- Redução do volume de gases colaboradores do efeito estufa que são lançados na atmosfera com a queima a céu aberto realizada diariamente no aterro sanitário.
• Sociais: 
- Geração de trabalho e renda aos catadores de materiais recicláveis;
- Resgate da cidadania dos catadores por meio de sua organização em cooperativas e associações.
• Educacionais:
- Estímulo a mudança de hábitos e valores no que diz respeito à proteção ambiental, conservação da vida e desenvolvimento sustentável.
• Culturais:
- Criação de novas práticas de separação dos resíduos, considerando que os materiais recicláveis permeiam por todas as atividades sociais.
• Econômicos:
- Redução de gastos com aterramento dos resíduos;
- Geração de rendimentos financeiros a partir da aquisição de créditos de carbono;
- Diminuição de gastos com a limpeza pública;
- Abertura de novos postos de trabalho formal para os catadores de materiais recicláveis
  
RECICLAGEM

É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Além de preservar o meio ambiente, a partir do momento que minimiza a retirada de nova matéria prima também gera riquezas aos catadores de materiais mais reciclados.
Materiais recicláveis:
Plásticos
- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
- Potes de cremes, xampus;
- Tubos e canos;
- Brinquedos;
- Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
- Isopor.
Metais
- Molas e latas.
- Latinhas de cerveja e refrigerante;
- Esquadrias e molduras de quadros; 
Papel e papelão
- Jornais, revistas, impressos em geral;
- Papel de fax;
- Embalagens longa-vida.
Vidro:
- Frascos, garrafas;
- Vidros de conserva.
 Materiais não recicláveis:
- Cerâmicas;
- Vidros pirex e similares;
- Acrílico;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)
- Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
- Fotografias;
- Espelhos;
- Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);
- Fitas e etiquetas adesivas.
   
RESÍDUOS SÓLIDOS
Quando falamos em resíduos sólidos, estamos nos referindo a algo resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada.
Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.
Ao separamos os resíduos, estamos promovendo os primeiros passos para sua destinação adequada, permitindo assim, várias frentes de oportunidades como: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

O que é uma Central de Triagem?
É o local para onde são encaminhados os resíduos da coleta seletiva. Este material previamente separados e coletados em residências e comércios, serão separados de acordo com a tipologia, prensados, enfardados e, posteriormente, comercializados e com indústrias recicladoras.
Esta central de triagem é destinada a cooperativas e associações de catadores que hoje trabalham coletando materiais recicláveis no aterro sanitário, órgãos governamentais, e até mesmo, nas quadras residênciais e comerciais do Distrito Federal.

 LIXO ORGÂNICO
O Serviço de Limpeza Urbana orienta aos cidadãos responsáveis pela destinação final dos resíduos sólidos a separem estes materiais de duas formas: seco e orgânico. São considerados materiais orgânicos: papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos e papel toalhas já usados, fotografias, filtro de cigarros, papel sujo ou engordurado, papéis sanitários e fraldas descartáveis, copos de papel e embalagem emplastificadas, cabos de panela e tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, canos, espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana, gesso, pilhas, baterias e sobras de alimentações. 

Compostagem
O lixo orgânico é o lixo que pode ser transformado em composto orgânico, ou seja, por meio de um processo chamado compostagem, vira adubo podendo ser utilizado em hortas e jardins. É o material de origem biológica, como sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, folhas e plantas.

LÂMPADAS
As lâmpadas fluorescentes são constituídas por material tóxico, como o vapor de mercúrio muito nocivo a saúde humana e ao meio ambiente. Portanto, seu descarte não pode ser feito no lixo comum e sim entregue no local onde foi adquirido. Algumas empresas, como Leroy Merlin e Carrefour, recolhem em pequenas quantidades as lâmpadas de seus clientes.
Já o Serviço de Limpeza Urbana estar atento ao acordo setorial em discussão entre o Ministério de Meio Ambiente e empresas fabricantes de lâmpadas fluorescentes que estabelecerá as competências e deveres de todos os interessados. 

PNEUS
Um dos grandes problemas da humanidade quando se fala em resíduos sólidos são os pneus. Apesar de já existerem inúmeras alternativas para minimizar os impactos negativos desse material ao meio ambiente, os pneumáticos descartados indiscriminadamente podem causar grande prejuízo a vida humana, pois, além de seu tempo de degradação ser indeterminado, eles podem contribuir para assoreamentos e enchentes e servir de abrigo para o mosquito da Dengue.
Por força da Lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, consequentemente a Logística Reversa, que determina a obrigatoriedade do recolhimento dos pneumáticos por seus produtores, o Serviço de Limpeza Urbano – SLU, mantém uma parceria com a empresa Reciclanip, que recolhe todo este material produzido no Distrito Federal. Assim, o SLU disponibiliza locais (Núcleo de Limpeza do Gama, Sobradinho e Asa Norte) para a entrega dos pneus usados e inservíveis, além de fazer a coleta diária quando há o descarte em locais impróprios.

LIXO ELETRÔNICO 
Lixo Eletrônico é todo resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, como: computadores e periféricos (teclado, monitor, mouse, webcam), telefones, celulares, pilhas, baterias,  televisores, câmeras fotográficas, impressoras. O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal disponibiliza 13 núcleos em algumas regiões administrativas, onde funciona o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), destinado a receber o lixo eletrônico.

LOCAIS PARA ENTREGA VOLUNTÁRIA

Asa Sul
Avenida das Nações, S/N, às margens do Lago Paranoá, próximo à CAESB - TEL: (61) 3213-0193
Asa Norte
SGAIN QD 05, Lote 23 – TEL: (61) 3213-0194
Gama
Avenida Contorno, Área Especial Lote 1/2 – Setor Norte – TEL: (61) 3556-1442
Taguatinga
QNG 47, Área Especial nº 9 – Taguatinga Norte – TEL: (61) 3354-3140
Sobradinho
Área Especial para Indústria nº 3, Lotes 4 a 6 – TEL: (61) 3591-6723
Brazlândia
Área Especial nº 2, Lotes I,J,K,L – Setor Norte – TEL: (61) 3391-1206
Ceilândia
QNN 29, Módulos G a K, Área Especial – Ceilândia Norte – TEL: (61) 3585-2711
Samambaia
Área Especial S/N QS 302 – Centro Urbano – Samambaia Sul – TEL: (61) 3358-2414
Paranoá e Itapoã
Quadra 05, Área Especial “D”,Lotes 1 e 2 – TEL: (61) 3369-4595
São Sebastião
Quadra 305, Conjunto 14 – Área Especial – TEL: (61) 3335-9038
Planaltina
Área Especial Norte, Lotes 11 e 12 – TEL:  (61) 3389-1018
Recanto das Emas
Avenida Vargem da Benção, Chácara nº 3 – TEL: (61) 3333-3733
Santa Maria
QR 409 - Bloco “A” Área Especial  1– Santa Maria Sul – TEL: (61) 3392-1298

OUTRAS DICAS:
Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.
Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.
Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.
  
Cuidados com o lixo doméstico
Simples lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem não parecer perigosos, mas são um risco em potencial, já que podem quebrar com o manuseio. É preciso procurar um material mais rígido para o acondicionamento, como jornal, papelão, latas, garrafas pet ou mesmo embalagens de leite. Os cacos de vidro podem ser embalados dentro de latinhas de leite em pó ou achocolatado. Outra possibilidade é cortar uma caixa de leite ao meio, promovendo um encaixe.
Materiais perfurantes como pregos, parafusos, arames e, até mesmo, as lascas de madeiras, devem ser colocados em latas, embalagens plásticas ou embrulhados em grandes volumes de jornal. Quanto aos pregos e parafusos, é interessante entortá-los com martelo, sempre que possível. A tampa serrilhada da lata de conserva também pode machucar e a recomendação é dobrá-la para dentro, pois assim a serrilha estará protegida pela própria lata. E por fim, caso o volume do lixo seja excessivo ou muito pesado, deve-se utilizar dois sacos para acondicioná-lo.

Como separar o lixo doméstico?
Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

E as embalagens mistas: feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal?
Nas compras, prefira embalagens mais simples. Mas, se não tiver opção, desmonte-a separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos, é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, então descarte-as junto com os plásticos. Faça o mesmo com bandejas de isopor, que viram matéria-prima para blocos da construção civil.

Saiba mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 certidões para verificar antes de comprar imóveis